quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

NO SUL AS MIMOSAS



Josefa de Lima é licenciada em Sistemas Europeus de Educação de Infância, tendo feito especialização em Práticas Pedagógicas e Metodologias na Educação da Infância na Universidade Autónoma de Barcelona, ao abrigo do programa Erasmus.
Para além de uma vida ligada ao ensino e à educação, onde chegou a exercer cargos de coordenação e direcção, Josefa de Lima tem repartido a sua vida entre a imprensa, o teatro e a escrita.
Na vertente da comunicação, colaborou com Augusto Poiares no programa "A Voz da Casa Pia", nos Emissores Associados, sendo autora da rúbrica "Momento de Poesia" . selecção, leitura e análise de poemas - e colaborou com diversa imprensa regional - Bragança, Lisboa e Algarve. 
No campo de teatro passou por três companhias, com papéis de destaque em algumas delas.
Porém, é no campo da escrita que desde cedo começou a angariar uma legião de fiéis leitores. O seu primeiro livro foi alvo da atenção de David Mourão-Ferreira, que prefacia "À esquina do olhar" e que lhe valeu a Menção Honrosa no concurso de poesia "Prémio Ano Internacional da Paz - 1988". 
Premiada diversas vezes, quer pelos seus poemas, quer pelas suas práticas pedagógicas, Josefa de Lima é ainda conhecedora de Esperanto e praticante de canto gregoriano, tendo desenvolvido esta arte desde o tempo em que frequentou a Casa Pia, em Lisboa (1949-1962).
Nascida em Vila Real de Santo António, regressou de Lisboa ao berço do Sul em tempo já de "madureza". É uma das mais singulares vozes da poesia portuguesa da contemporaneidade. 

http://www.arandiseditora.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário